01 dezembro, 2014

Semana pré prova: hora de polir



O próximo domingo é dia de prova. Chegou a semana do Beach Mountain Challenge - evento que escolhi oficialmente como desafio pós lesão. Serão meus primeiros 7 km's de prova em meses. Na verdade, o desafio se estende ao percurso também. Serão quilômetros em trilha, asfalto, areia e montanha. Coisa que nunca participei antes. Será minha estreia em corrida de aventura. Se eu dizer que não estou ansiosa, estaria mentindo. Bate um misto de curiosidade e emoção. 

Como o percurso é razoavelmente curto, meu treinador dedicou apenas esta semana como período de polimento pré-prova. Hoje tenho um treino de ritmo contínuo moderado e na quarta faço uma rodagem em ritmo bem leve. Só pra soltar. Depois é fazer os exercícios de fortalecimento na quinta-feira e descansar as pernas para pirambeira de domingo.

Agora, se fosse uma prova com maior volume de treinamento e km's, certo que eu teria diminuído a carga bem antes. Mas, como saber o que fazer a medida que sua prova se aproxima? A Revista Contra Relógio trouxe um texto assinado pelo Marcelo Augusti onde explica quando iniciar a semana regenerativa para cada tipo de distância.

A redução gradativa do volume e intensidade do treinamento promove uma adequada regeneração muscular e restauração completa das reservas energéticas (estoque de carboidratos nos músculos). O corredor, ao fazer o polimento, portanto, se torna forte e disposto para o grande dia!

Duração do polimento e redução da carga. As pesquisas científicas e também o saber empírico nos mostram que, dependendo da distância competitiva, o polimento apresenta uma duração variável:

Maratona - 19 a 22 dias
15 a 21 km - 11 a 14 dias
5 a 10 km - 7 a 10 dias
Fonte: Pfitzinger, 2004

De modo geral, podemos considerar como duas semanas o período necessário para a regeneração orgânica para as disputas em distâncias acima de 42 km; e uma semana para distâncias até e inclusive 10 km.

A redução da carga de treinamento fica em torno de 60% da quilometragem percorrida durante a etapa de preparação. No entanto, o percentual de redução da quilometragem, durante o polimento, pode ALCANÇAR valores de até 85% sem qualquer prejuízo em relação ao condicionamento atlético.

Mas, e o VOLUME? Quanto posso correr nas semanas que antecedem o meu objetivo? A resposta varia de acordo com a distância da sua prova.

5km.
Na semana da prova, você pode até fazer um treino de velocidade até terça ou quarta feira (a corrida sendo no domingo). Experimente manter a intensidade nesse treino mas diminuir a distância percorrida. Se você faz 10 x 500m em uma semana normal por exemplo, nessa semana reduza para 6 x 500m. E depois faça mais uma corrida leve de meia hora ou 40 minutos uns dois dias depois.

10km.
Uma boa estratégia aqui é fazer um polimento de uma semana a dez dias. Você já deve chegar no final de semana anterior a prova com o pé no freio. Se está acostumado a correr 12, 15km nos finais de semana, corra 8 ou 9km. E mais dois ou três treinos entre 30 e 45 minutos de uma corrida confortável durante a semana podem ser uma boa ideia para chegar bem descansado na largada.

21km.
Talvez duas semanas seja um consenso para essa distância. Duas semanas antes da prova, reduza o seu longão para algo na casa dos 15km, por exemplo. E na última semana, pode baixar ainda mais, correndo algo em torno dos 10km.

42km.
Essa prova é muito dura e o ciclo de treinamento gera um desgaste bem maior. Provavelmente você precisará de pelo menos três semanas para se recuperar dos treinos e acumular energia. Uma sugestão é fazer o seu último longão (algo entre 30 e 33km para a maioria) justamente três semanas antes da prova. E a partir daí é começar a pensar em polir. Você pode correr algo próximo dos 20km no treino longo duas semanas antes e uma corrida de 12 a 15km no final de semana anterior a maratona.

Isso aí. Boa prova pra todos.
Forte abraço e bons km's!!

4 comentários:

  1. Boas dicas, amiga ! Que ótimo te ler, mais uma vez. Beijo grande, boa semana.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo post.

    Tua prova vai ser demais!!! Beijoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isa, sua torcida me enche de gás. Obrigada por tudo sempree.
      beijão

      Excluir

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...